Maria Montessori
Uma Vida Dedicada à Educação
Maria Montessori foi uma educadora pioneira que revolucionou a forma como pensamos sobre educação infantil. O seu trabalho inovador e sua abordagem centrada na criança deixaram um impacto duradouro no campo da educação, estando a ser comprovado aos dias de hoje, pelas neurociências.
Nesta página, exploraremos a vida inspiradora de Maria Montessori e suas contribuições para o mundo da educação. Falaremos ainda dos Princípios do Método Montessori.
Infância e Educação: Maria Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870, em Chiaravalle, Itália. Desde jovem demonstrou interesse pela ciência e pela medicina, que a levou a ingressar na Universidade de Roma como uma das primeiras mulheres a estudar medicina na Itália. A sua formação médica, mais tarde, influenciaria as suas abordagens inovadoras na educação.
A Descoberta na Educação: Montessori começou a trabalhar com crianças com deficiências mentais, o que a levou a desenvolver métodos de ensino individualizados. Ela observou a importância do ambiente e dos materiais de aprendizagem na promoção da autodisciplina e do desenvolvimento cognitivo das crianças.
Método Montessori: Baseado na premissa de que as crianças são naturalmente curiosas e capazes de aprender através da exploração independente. Ela projetou, construiu e aprimorou materiais educativos sensoriais e de efetivo manuseio que ajudaram as crianças a entender conceitos abstratos, como matemática e linguagem, de maneira concreta.
Impacto: O trabalho de Montessori ganhou reconhecimento internacional e as suas ideias espalharam-se pelo mundo. Fundou a primeira “Casa dei Bambini”, precursora das escolas Montessori, onde o seu método foi implementado com sucesso. Hoje, escolas Montessori são encontradas em muitos países e continuam a influenciar a educação.
Legado Duradouro: Maria Montessori escreveu extensivamente sobre educação e desenvolvimento infantil. Os seus livros, como “O Método Montessori” e “A Criança”, ainda são lidos e estudados por educadores em todo o mundo. O seu enfoque na aprendizagem centrada na criança, na autonomia e na descoberta ainda é altamente relevante na educação contemporânea.

"Se houver ajuda e salvação para a humanidade, só poderá ser através das crianças. Porque as crianças são as criadoras da humanidade"
Maria Montessori
Princípios do Método Montessori

Autoeducação:
O princípio da autoeducação no Método Montessori enfatiza o papel ativo da criança no processo de aprendizagem. Maria Montessori, através da observação da independência das crianças, chegou à ideia revolucionária de que elas são capazes de aprender autonomamente.e que possuem uma motivação inata para aprender e explorar o mundo ao seu redor.

Educação Cósmica:
A Educação Cósmica é um conceito central no Método Montessori que visa ajudar as crianças a desenvolver uma compreensão profunda e holística do mundo ao seu redor. Procura-se cultivar uma consciência de que todas as coisas estão interconectadas e são interdependentes fazendo parte de um todo maior. O objetivo é fornecer às crianças uma visão unificada do mundo e despertar um profundo senso de respeito, empatia e conexão com todas as formas de vida e com o planeta Terra. Ao compreenderem o "cosmos" como um todo interligado, as crianças são incentivadas a tornarem-se cidadãos conscientes e ativos que contribuem positivamente para a sociedade e o meio ambiente.

Educação como Ciência:
Principais características: observação científica por parte dos adultos, através das quais experimentam diferentes abordagens e técnicas para atender às necessidades individuais de cada criança, dando lugar a práticas educacionais fundamentadas em pesquisa e observação rigorosas, sem serem baseadas em suposições ou tradições desatualizadas. Associado a isto, uma necessidade de melhoria contínua de práticas com base em resultados observacionais e pesquisas educacionais atuais, refletindo o caráter evolutivo do método. Ao usar métodos científicos, procura-se então, otimizar o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças de forma precisa e responsiva, levando a resultados educacionais significativos.

Ambiente Preparado:
É fundamental e destaca a importância de criar um ambiente físico e emocionalmente propício para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. Esse ambiente é cuidadosamente projetado para ser organizado, acessível e estimulante. O objetivo é criar um espaço que nutra a autonomia, a concentração e a aprendizagem ativa das crianças. Promovendo a ordem, independência e conexão, incentiva as crianças a explorar seus interesses, descobrir conceitos complexos de maneira concreta e desenvolver habilidades sociais e emocionais valiosas. Reconhece a importância do espaço físico e psíquico na promoção do desenvolvimento integral da criança.

Adulto Preparado:
Que se aprofunda consideravelmente em auto-conhecimento, quase assumindo uma natureza espiritual do ponto de vista psicológico e que detém habilidades técnicas de excelência. Assume o papel de observador que confia na criança, e procura compreender suas necessidades por meio das suas ações. Utiliza a observação, organização do ambiente e interações, e esforça-se para fornecer as ferramentas essenciais que permitam à criança atender suas necessidades cruciais e superar desafios. Evita intervir mais do que o estritamente necessário, abstendo-se de oferecer ajuda quando a criança demonstra confiança nas suas próprias habilidades. Garante ainda que a sua presença esteja prontamente disponível caso a criança necessite de suporte.

Criança Equilibrada:
Criança que está equilibrada em todas as áreas da sua vida. Indivíduos completos, capazes de enfrentar os desafios da vida com confiança, empatia e habilidades multifacetadas. Criança que não apenas tem sucesso académico, mas também está preparada para ser membro responsável e compassivo da sociedade. Que teve e tem o crescimento intelectual, emocional, social e físico, valorizado. Cuja independência e o autocuidado são incentivados desde cedo, o cuidar de si mesma, e das suas necessidades básicas, do outro e do seu ambiente são fomentados, originando um verdadeiro senso de responsabilidade e autoconfiança.
“A primeira tarefa da educação é agitar a vida, mas deixando-a livre para que se desenvolva.”
Maria Montessori